A R Q U I T E T U R A _E_U R B A N I S M O

' LINHA QUE SE ESTENDE NO ESPAÇO E DOMINA O HORIZONTE ' [BY KALLINE VIEIRA]



Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

TFG - Anteprojeto de Píer em Tambaú e Reestruturação do seu entorno imediato. (João Pessoa-PB)

O presente trabalho consiste na proposta de anteprojeto de um píer e reestruturação do seu entorno imediato, proporcionando à cidade de João Pessoa – PB um espaço agradável para o lazer e o turismo. O píer dará apoio às embarcações de atividades pesqueiras e de passeios náuticos, com suporte para embarque e desembarque de seus passageiros. A área escolhida consiste em um trecho situado na orla marítima dos bairros de Manaíra e Tambaú, mais precisamente na Avenida Almirante de Tamandaré, no encontro com a Av. Senador Ruy Carneiro. Trata-se de um local estratégico, devido aos principais equipamentos turísticos da cidade como hotéis, flats, restaurantes, boates, entre outros.



Nesse caso, o objeto de estudo faz abordagem ao equipamento, o píer, antes instalado nesta mesma área de implantação de forma equivocada. Com a criação de um novo píer e a reestruturação do seu entorno imediato, favorecerá o uso desse espaço, a valorização da paisagem natural e a sua potencialidade turística. O equipamento e o seu entorno imediato devem dar continuidade a paisagem urbana existente de forma que a mesma não se descaracterize ou perca sua identidade cultural. O espaço por si só deve dar as funções destinadas aos usos de embarcações e as atividades que desenvolvam o lazer e o turismo.
Considerando a análise da área para a implantação da proposta, foi feito o estudo de manchas visualizando as suas reais necessidades e disponibilização para a realização da mesma. A partir desse estudo em manchas (Figura 02), surgiram as primeiras questões a serem levantadas quanto à inserção do píer no local e a possível remoção das barracas/bares, em destaque o bar/restaurante Bahamas, que mais adiante, o assunto será retomado com mais especificidade.



Os primeiros desenhos croquis foram fundamentais para o ponto inicial da concepção arquitetônica e estrutural da proposta.
As primeiras soluções ligadas ao equipamento e a reestruturação do seu entorno imediato, apresentaram tipologias diferenciadas entre si, sejam elas por sua plasticidade/forma, estrutura, uso, etc. No primeiro momento, foi pensado no aspecto do píer e nas necessidades que ele atenderia, e depois no seu entorno imediato. Esta maneira adotada para a criação da proposta visa proporcionar uma melhor relação entre o equipamento e o espaço ligado a ele, já que a origem do segundo vem por conseqüência da concepção do primeiro, no que diz respeito desde a configuração do desenho urbano aos materiais utilizados. Sendo assim, foram elaborados diversos desenhos croquis do píer e reestruturação analisando a sua evolução, chegando a sua definição (Figura 03, 04, 05 e 06).








Segue abaixo o resultado da proposta:






























[...] Enfim, o resultado ficou bacana, mas depois que tudo passa, a gente sempre acha que poderia ter melhorado em mais alguma coisa, claro!..Sempre é assim! Arquitetura ao meu ver, é uma obra de arte interminável!!! ;)

Agradeço a Deus primeiramente, por ter me dado força e luz nas horas que mais precisei de inspiração, aos meus pais por terem me dado todo apoio e amor, ao meu orientador arquiteto Fabiano Melo e àqueles que me ajudaram de alguma forma!

Para aqueles que estão saindo da vida acadêmica agora, Boa Sorte e força!!!

Att.
Kalline Vieira

Maquete Eletrônica: Michel Amorim

.

4 comentários:

  1. Tá faltando atualizar o blog com o seu mais recente projeto. Merece não é? Sem contar que será o primeiro a ficar prontinho prontinho.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Dei uma paradaa aqui, mas irei voltar com toda força! rs..

    ResponderExcluir