A R Q U I T E T U R A _E_U R B A N I S M O

' LINHA QUE SE ESTENDE NO ESPAÇO E DOMINA O HORIZONTE ' [BY KALLINE VIEIRA]



Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

E n t r e v i s t a

* PORTFÓLIO DO ENTREVISTADO *
[para visualizar melhor a foto, clique em cima dela]











































POR: KALLINE VIEIRA
ENTREVISTADO: Luis Cristiano de Oliveira.
LOCALIZADO EM: Portugal, Lisboa.
ASSUNTO: Arquitetura x Fotografia

1- COMO E POR QUE VOCÊ COMEÇOU A FOTOGRAFAR?

Comecei a fotografar, exactamente no dia 28FEV1954. Nesse dia, fiz 10 anos e o meu Avô paterno ofereceu-me a 1ª máquina fotográfica, já com película e, julgo que tirei logo a 1ª foto. Esse meu avô, era farmaceutico e tinha laboratório fotográfico c/ câmara escura em casa, onde me iniciei nas práticas de laboratório.

2- QUAL A PRINCIPAL FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA O SEU TRABALHO?

Devo considerar 3 fontes/3 vias para a inspiração e concretização dos meus trabalhos:
* OPORTUNIDADE- sempre que me desloco, em passeio ou trabalho, o olhar vai sempre atento a qualquer motivo para fotografar e, quando se leva este objectivo na mente, muitas vezes deparamos com excelentes oportunidades. Ando sempre com máquina fotográfica, nem que seja a minha compacta Canon G10.
* FOTOS PRÉ-IMAGINADAS- todos nós temos forte imaginação para o que nos agrada dentro da nossa área de intervenção. Assim, na Fotografia como na Arquitectura e outras Artes, a observação de trabalhos de outros autores, visualização de imagens de fotos/video/cinema, revistas, livros, tambêm constitui fonte de inspiração e de ideias para fotos programadas.
* PHOTOSHOP- a inspiração tambêm pode ser materializada com o recurso a este potente programa de Edição; por vezes, pega-se numa foto que parece não valer nada ou que não nos diz nada e, com a tal inspiração/imaginação, vai-se ao Photoshop e transforma-se a foto.

3- QUE REFERENCIAS (OUTROS AUTORES, LITERATURA, MÚSICA, ETC.) VOCÊ DIRIA QUE MAIS INFLUENCIAM SEU TRABALHO COMO FOTÓGRAFO?

* Ansel Adams
* Cartier.Bresson
* Richard Avedon
* Augusto Cabrita
* Sebastião Salgado
* Revistas e Livros de Fotografia

4- QUAL A SUA VISÃO SOBRE A FOTOGRAFIA COMO MEIO DE EXPRESSÃO E ARTE?

Parafraseando Isabel Allende: " Uma boa fotografia conta uma história, revela um lugar, um acontecimento, um estado de espírito, é mais poderosa do que páginas e páginas de escrita..."

5- VOCÊ TINHA ALGUM MESTRE NA ÉPOCA DE ESTUDANTE PARA DAR DIREÇÃO A ESTA ÁREA?

Mestre/professor não. Aprendi muito com o meu avô e lendo revistas de fotografia da época, designadamente a PopularPhotografy(US); tambêm aprendi muito sózinho, com os erros cometidos.

6- QUAL FOI A SUA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO?

Foto da capa da Revista Tridente, em 1966.

7- DIANTE DA ARQUITETURA,POR EXEMPLO, VOCÊ ENCONTRA ÂNGULOS BONS, REALMENTE, PARA DIZER: “AQUI VAI GERAR UMA BOA FOTOGRAFIA”?

Sim, claro que sim; o facto de ser Arquitecto dá uma ajuda.

8- O SEU OLHAR DE ARQUITETO INFLUENCIA NO MOMENTO DE FOTOGRAFAR OS EDIFÍCIOS E PAISAGENS QUE VOCÊ FAZ HOJE?

A licenciatura em Arquitectura dá-nos uma formação estética e um domínio da Côr e da Luz e, julgo que nos impõe um CULTO ESTÉTICO para toda a vida. Este culto, transposto e aplicado á Fotografia, revela-se como uma enorme mais-valia. Na Arquitectura projecta-se o Espaço, a Obra; na Fotografia com F maiusculo e como Arte, projecta-se a foto.

9- E HOJE, QUAIS FOTÓGRAFOS VOCÊ MAIS ACOMPANHA?

Homem Cardoso, Sebastião Salgado, Damien Demolder, Kishin Shinoyama e muitos outros...

10- O QUE VOCÊ DIRIA HOJE PARA OS ALUNOS DE ARQUITETURA, PARA OS QUE ESTÃO COMEÇANDO A PROFISSÃO, E PARA OS VETERANOS NA ÁREA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DA FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS TRABALHOS?

Como preâmbulo de resposta a esta questão, repito o que disse nas respostas ás perguntas 4 e 8.
A fotografia é uma excelente ferramenta de apoio á Arquitectura. Podemos estar a projectar Urbanismo ou Arquitectura no gabinete, tendo na nossa frente uma ou várias fotos dos terrenos/locais/espaços/envolventes para onde estamos a projectar.
Terminado o nosso Projecto e com a base fotográfica do local, podemos implantar e integrar o Projecto no local e envolvente onde irá ficar a Obra, dando uma imagem muito real do producto final.
Como dica final: não comprem objetivas fotográficas de "Perspective Control", porque são caras e não se justica o seu uso, dado que a convergência de linhas de fuga corrige-se fácilmente no Photohop.


>> AGRADEÇO AO MEU AMIGO E COLEGA LUIS, POR FORNECER SEU PORTFÓLIO PARA ESTA ENTREVISTA, E PELA COLABORAÇÃO DA MESMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário